Curso de Graduação em
Ciências Biológicas

Normas TCC

Normas do Trabalho de Conclusão de Curso:

O Trabalho de Conclusão de Curso será acompanhado através de duas etapas, caracterizadas pela matrícula do aluno nas disciplinas CBI 401 – Trabalho de Conclusão de Curso I e CBI 402 – Trabalho de Conclusão de Curso II. Cada orientador poderá ter, no máximo, 5 orientados por disciplina (TCC I e TCC II).

REGULAMENTO PARA A DISCIPLINA CBI 401

O Trabalho de Conclusão de Curso I – TCC I – (CBI 401) será desenvolvido no 7º período, no total de 15 horas. O TCC I deverá ser realizado individualmente em forma de seminário e um projeto de pesquisa, o qual deverá envolver um trabalho experimental ou teórico na área do Curso de Ciências Biológicas, sob a orientação de um professor ou pesquisador da área. O projeto deverá conter: título, introdução, justificativa, objetivos e metodologia, cronograma, orçamento e referências bibliográficas, com o máximo de 10 páginas, incluindo as referências bibliográficas. O seminário deverá ocorrer, em, no máximo, 15 minutos, abordando o projeto proposto ou tema de pesquisa escolhido. O aluno deverá solicitar o aceite de orientação do TCC I na primeira quinzena de aula do respectivo período. Só poderão encaminhar os projetos de TCC I os alunos previamente matriculados, no período oportuno, e com a apresentação do mesmo, devidamente assinado pelo orientador. O calendário de entrega e normas de apresentação será entregue na primeira semana do período letivo, sendo que a parte escrita será entregue a banca examinadora, na metade do semestre para a primeira avaliação. No final do semestre, será agendada a entrega definitiva do projeto escrito e será realizada a apresentação oral. A banca examinadora será composta pelo orientador e mais dois professores convidados. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver conceito S (Desempenho Satisfatório).

 

REGULAMENTO PARA A DISCIPLINA CBI 402

O Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II – (CBI 402) será desenvolvido no 8º período, no total de 45 horas.  O TCC II deverá ser realizado individualmente em forma de um artigo científico, contendo, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e/ou Resultados e Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas, de acordo com as normas revista Evolução e Conservação da Biodiversidade (ISSN 2236-3866). O TCC II deverá ser o desenvolvimento do projeto da disciplina TCC I, constando de um trabalho experimental ou teórico na área do Curso de Ciências Biológicas, sob a orientação de um professor ou pesquisador da área. O calendário de entrega e normas de apresentação será entregue na primeira semana do período letivo. A avaliação da disciplina será realizada por uma banca composta e convidada pelo orientador do TCC e mais dois docentes. Consistirá da entrega do documento escrito e da apresentação oral, com tempo mínimo de 40 minutos e máximo de 60 minutos,  a ser realizada até a última semana do período letivo, após a qual a banca se reunirá para avaliação do trabalho. O agendamento da data da apresentação oral e defesa deverá ser realizado com a apresentação do trabalho escrito, acompanhado do aceite dos membros da banca, com 15 dias de antecedência. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota superior a 60, tendo sido avaliados trabalho escrito e apresentação oral.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress